Dream Theater

Posted by Coxinha | Posted in | Posted on 12:24



Dream Theater

Finalmente Criei coragem e resolvi postar sobre essa incrivel banda que desde 1986 (apesar de se juntarem em 1985) vem fazendo grande sucessos e ainda em junho desse ano lançaram o mais novo álbum Black Clouds & Silver Linings que pelo menos na minha opinião foi um dos melhores albuns deles desde o Metropolis pt 2, Scenes from a Memory.

A banda começou em 1985 quando Mike Portnoy (Baterista) John Petrucci (Guitarrista) e John Myung (Baixista) se juntaram e começaram a fazer os demos com a banda se chamando Majesty, até que em 1986 eles chama Chris Collin (Vocalista) e Kevin Moore (Tecladista). Em 1988 eles demitem Chris Collin e chamam Charlies Dominici e gravam o primeiro (e que influenciou muito a banda e outras bandas dai pra frente) album de estúdio When Dream and Day Unite (vale destacar nesse album o instrumental Ytse Jam, o primeiro instrumental da banda e o nome que parece sem sentido, se juntado e lido ao contrário se torna MajestY, o primeiro nome da banda).

Após o lançamento de When Dream and Day Unite, a banda demite Charlies Dominici pelo mesmo motivo que demitiram Chris Collin, diferença no estilo musical dos integrantes. Mesmo sem vocalista a banda não pára de compor músicas, e assim se da origem ao novo álbum que seria lançado em 1992, Images and Words que fez grande sucesso em todo o mundo. tempos antes do lançamento do álbum foi contratado o vocalista que continua até hoje na banda, o canadense Kevin LaBrie que adota o nome artístico de James LaBrie (para não ficar 2 Kevins e 2 Johns na banda x.x). Quando começaram a gravação do terceiro álbum, Awake, que seria lançado em 1994, o tecladista Kevin Moore resolve sair da banda para começar uma carreira solo, é então que entra o tecladista Derek Sherinian que passaria não mais do que 4 anos com a banda.

E então em 1995 lançaram o EP (Extended Play, um disco que não é oficialmente um álbum de estúdio) que se tornaria o hino da banda, A Change of Seasons, com uma grande faixa de 23:49 minutos de duração e mais algumas canções covers de Queen, Pink Floyd, Deep Purple, entre outros. Em 1997 o álbum a ser lançado era Falling into the Infinity que foi "pressionado" pela gravadora e acabou por ser lançado às pressas embora as músicas ainda estejam bem ao estilo da banda.

Em 1998 a banda troca novamente de tecladista, entrando no lugar de Derek Sherinian o renomado Jordan Rudess, que já havia feitos vários outros projetos solos e tocou juntamente com outras bandas em participações especiais, Jordan Rudess hoje é considerado um dos maiores tecladista desta geração.

Em 1999 a banda lançou seu 5o álbum de estúdio, Metropolis Pt 2. Scenes from a Memory (Pt 2 por causa de uma música do Image and Words "Metropolis Pt1 - The Miracle and the Sleeper" que era um trabalho a tanto tempo esperado pelo baterista da banda Mike Portnoy e um outro álbum de turnê com CD triplo que infelizmente a data de lançamento coincidiu justamente com o atentado de 11 de setembro de 2001 e a capa contia a foto das torres gêmeas em chamas.

Em 2002 vem outro grande álbum da banda e que contém uma das músicas mais longas do dia de hoje, o álbum "Six Degrees of Inner Turbulence" contém um CD duplo e todo o segundo CD, dividido em 8 partes, é uma música só com o nome do álbum e com 42 minutos de duração. Em 2003 foi lançado o 7o álbum de estúdio deles, Train of Thoughts, que causou um grande descontentamento dos antigos fãs da banda por conter músicas mais pesadas do que os trabalhos anteriores, mas mesmo assim sem perder a técnica e a linha de composição da banda.

Em 2005 lançaram o 8o álbum da banda, Octavarium, que bem curiosamente o símbolo era aqueles "brinquedos" em que se tinha 4 bolas de metal penduradas por um fio sequencialmente e quando se jogava a primeira bola contra a segunda, apelas a quarta possuia movimento (acho que ja entederam do que eu estou falando). Também curiosamente durante a turnê desse álbum foi feita uma animação com os membros da banda tocando a música em forma de cartoon dentro de um "octavarium" (um tipo de labirinto com as paredes externas formando um octágono) sendo que a música com o nome do álbum possui 24 minutos.

O 9o álbum da banda "Systematic Chaos" foi alvo de muita crítica dos antigos fãs por ter mudado quase que completamente o estilo da banda (embora eu discorde disso, já que pelas faixas Forsaken e The Ministry of Lost Souls você pode perceber que se parece muito com a época do Image and Words), o álbum foi lançado em 2007 e mesmo com as críticas fez muito sucesso.

Em junho de 2009 é lançado o 10o e mais novo álbum da banda, Black Clouds & Silver Linings (o nome vem de um ditado americano, "Every black cloud has a silver lining" que no português seria "Toda nuvem negra tem um fundo prateado" ou interpretando a frase, tudo de ruim tem um lado bom), o álbum possui apenas 6 músicas que tem em médio 15 minutos de duração, começando com A Nightmare to Remember que narra um acidente de carro e a recuperação no hospital e tudo mais; A Rite of Passage que fala sobre o ritual de passagem maçon; Wither, a expressão Wither no inglês seria "sem inspiração" (traduzindo pelo pé da letra, Murcho); The Best of Times que foi uma música dedicada ao pai de Portnoy que faleceu de câncer; The Shattered Fortress que é a conclusão de um projeto paralelo da banda, o AAS (Alcholocis Anonymous Suite). E por último outra faixa melódica longa da banda, The Count of Tuscany (O conde da Tuscânia, Tuscânia é uma "cidade medieval" dentro da Itália) que narra a viagem de álguem que viaja a essa cidade e conhece um homem que se diz ser um conde e que tem vários acontecimentos durante a música.

Então é isso, depois desse post enorme eu sugiro que quem gosta de uma música mais trabalhada na melodia, não apenas um ritmo chamativo com uma linha de vocal por cima que é o comum das músicas atuais de outros conjuntos, procurem ouvir Dream Theater, a maioria das músicas da banda são longas mas valem a pena. T+ e boa sorte a todos, esse post enorme foi para compensar que ontem não tivemos postagem nenhuma ^^.

Comments (0)

Postar um comentário